Neste episódio, Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho conversam sobre as primeiras décadas do Brasil, da independência à proclamação da República. De 1822 a 1889 o Brasil foi um Império, a única monarquia estável do continente americano. O regime teve um papel importante na manutenção da unidade brasileira, e como ponto de equilíbrio entre os defensores de modelos antagónicos, o federal e o centralista. Estas foram décadas cruciais, com o crescimento do peso económico do café e de S. Paulo, o debate sobre a escravatura, a imigração, e a consolidação do Brasil como grande estado da América do Sul, sobretudo depois da guerra do Paraguai (1864-1870). Durante longos anos, o Brasil teve como chefe de estado um Imperador liberal e esclarecido, D. Pedro II, que, paradoxalmente, não via com maus olhos a transição da monarquia para a república após o fim do seu reinado. Como foi o percurso do Brasil monárquico? E como ocorreu a implantação da república brasileira em 1889? Será que o tema da escravatura foi importante para este desfecho? E quais as características do regime republicano instaurado a 15 de novembro de 1899?

Para além do whisky, kilts e gaitas de foles: a milenar História da Escócia
56:25

D. Pedro V, um rei romântico mas pragmático que viveu e morreu de forma trágica
1:01:11

Canal do Suez, 1956: a crise que revelou a importância da ONU e mudou a relação de forças no Médio Oriente
41:30